Lusofonia - GALIZA

  • Colaboração: do livro Cozinha Tradicional Portuguesa da Editorial Verbo
        Imprimir

"Se não sois capaz de um pouco de feitiçaria, não vale a pena meter-vos a cozinheiro". Sidonie Gabrielle Colette, França, Escritora

GALIZA

Lusofonia

concelho Lalin

concelho Lalin


Lalín é um município da Galiza na província de Pontevedra, de área 326,8 km² com população de 20.158 habitantes (2014)[1] e densidade populacional de 61,68 hab./km².


Pub

Pub

Pub


Agradecimentos
Se é verdade que este Roteiro Gastronómico (www.gastronomias.com) está cada vez maior...
Também é verdade que a sua concretização como, talvez o maior site de gastronomia do Mundo Português, se deve à vontade que nos anima, bem como de algumas colaborações, bem vindas, como neste caso...
Neste caso, a colaboração e apoio do Ayuntamento de Lalín (Pontevedra), na pessoa do seu Alcalde e Vicepresidente da Deputacíon de Pontevedra, Xosé Crespo Iglesias, ao disponibilizar o livro "Toda unha vida", autorizando a divulgação da obra no Gastronomias.com, ajudando assim, a enriquecer os nossos conteúdos...
E ainda, ao apoio e colaboração da Niza Romero Areán, do Gabinete da Alcaldía, e também autora do livro referido, que desde o primeiro momento se disponibilizou para nos apoiar, e cuja edição culinária a todos recomendamos, pela sua qualidade, bem como a Alberto J. Rey, também do Gabinete da Alcaldía sendo Xefe de Prensa, o seu empenho na divulgação da Galiza e do Concello de Lalín e o carinho especial que desde a primeira hora nutriu pelo nosso gastronomias.com.
O nosso Bem Haja.
Roteiro Gastronómico de Portugal
www.gastronomias.com


Galiza

Capital: Santiago de Compostela.
Cidades principais e população aproximada: Vigo (287.000), Corunha (oficialmente, A Coruña) (240.000), Ourense (109.000), Santiago de Compostela (93.000), Lugo (89.000), Ferrol (80.000) e Pontevedra (76.000).
Área: 29.575 km².
População aproximada: 2,73 milhões.
Densidade de população: 92,8 habitantes/km².

Até ao século XIX, a Galiza estava dividida em sete províncias: Mondonhedo, Lugo, Ourense, Tui, Santiago, Corunha e Betanços.
Desde essa época, as províncias foram reduzidas a apenas quatro são: Lugo (capital Lugo), Ourense (cap. Ourense), Pontevedra (cap. Ponte Vedra) e Corunha (cap. Corunha).

Órgãos de governo próprios: Junta da Galiza ou Xunta de Galicia e Parlamento Galego.


O galaico-português é um termo envolvido numa controvérsia entre os círculos académico integracionistas galegos e os não integracionistas.

Os círculos académicos integracionistas usam o termo galegoportuguês, ou galego-português, ou ainda galaico-português para designar a língua românica que, segundo eles, na Península Ibérica recebe os nomes de galego ou português. Para os integracionistas, posto que do galego medieval nasceram os actuais galego e português, o nome mais correcto desde o ponto de vista histórico é galego, embora a denominação de português seja a mais conhecida e reconhecida internacionalmente. Por essa razão e pelas trajectórias políticas cada vez mais divergentes na História dos povos galego e português, a denominação acadêmica mais empregada é galego-português.

Os círculos não-integracionistas, que reconhecem no galego e no português duas línguas separadas, também utilizam o termo galaico-português, mas para designar o tronco comum de que ambas as línguas descenderiam, conhecido como galego medieval pelos galegos, e como português arcaico pelos portugueses.

Mais raramente, o termo é também usado para designar um facto, objecto ou sujeito comum à Galiza e a Portugal, ou para designar algo relativo ou pertencente ao periodo em que a Galiza e Portugal formavam uma única unidade política.

Referências: Cintra, Luís F. Lindley (1971) Nova proposta de classificação dos dialectos galego-portugueses. Boletim de Filologia XXII, pp. 81-116.


Copyright © - 1997 Roteiro Gastronómico de Portugal -International WebMasters, Ltd.


Fonte das receitas:
Editorial Verbo
Região de Turismo do Algarve
Câmara Municipal de Portimão
Câmara Municipal de Sernancelhe
Câmara Municipal de Covilhã
CâmaraMunicipal da Figueira da Foz
Câmara Municipal de Condeixa
Câmara Municipal do Porto
Câmara Municipal de Santarém
Câmara Mun. de V. Velha de Rodão
Roteiro Gastronómico de Portugal



Voltar à página Principal dos Sabores da Lusofonia


| Angola  |  Brasil  |  Cabo Verde  |  Galiza  |  Guiné Bissau  |  Goa, Damão e Diu  | 
  |  Macau   | Moçambique  |  Portugal  | S. Tomé e Príncipe  |  Timor Leste  | 

Publicidade...


Autora Felícia
Sampaio

Editora culinária do Gastronomias (Roteiro Gastronómico de Portugal) desde 1997. "Sou apaixonada por gastronomia e quero transmitir-lhe essa paixão nas minhas receitas tradicionais, comida de conforto e sobremesas soberbas"...

Publicidade




Siga-nos...