Arroz de Pato à Moda de Braga

carne
  • Colaboração: do livro Cozinha Tradicional Portuguesa da Editorial Verbo
        Imprimir

"Você não precisa cozinhar obras-primas, bonitas e complicadas. Basta preparar boa comida de ingredientes frescos"... Julia Child.


Ingredientes:

1 pato;
500 g de arroz;
250 g de presunto;
1 chouriço de carne;
1/2 orelha de porco;
1 colher de sopa de manteiga;
1 ramo de salsa;
1 limão;
1 cravinho;
sal;
pimenta

Confecção:

Arranja-se o pato e a orelha de porco e leva-se ao lume em água abundante temperada com sal e pimenta, juntamente com o presunto, o chouriço, a salsa e o cravinho.
Retira-se a espuma que se forma no início da cozedura.
Quando as carnes estiverem bem cozidas, mas sem se desmanchar o pato, retiram-se e deixa-se arrefecer o caldo. Com uma colher, tira-se parte da gordura que se forma à superfície do caldo e côa-se.
Mede-se o arroz depois de lavado e enxuto. Numa panela deita-se o caldo (duas vezes o volume do arroz) e assim que ferver junta-se o arroz e o sumo de limão e rectificam-se os temperos.
Deixa-se abrir um pouco o arroz. Muda-se para um alguidar de barro achatado, típico da região, e leva-se a forno bem quente.
Quando o caldo tiver desaparecido, enterra-se o pato no arroz, previamente barrado com a manteiga, e deixa-se acabar de cozer o arroz e alourar.
Antes de servir, trincha-se o pato, retirando-lhe os ossos e cortando a carne em fatias. Corta-se também o presunto e a orelha de porco em bocados e o chouriço em rodelas.
Dispõem-se as carnes alternadas sobre o arroz.
Serve-se bem quente, podendo envolver-se o alguidar numa toalha de linho e acompanha-se com laranjas cortadas às rodelas ou aos gomos.

Copyright © - 1997 Roteiro Gastronómico de Portugal -International WebMasters, Ltd.





Voltar à página Principal da Receita da Quinzena

Publicidade...

Autora Felícia
Sampaio

Editora culinária do Gastronomias (Roteiro Gastronómico de Portugal) desde 1997. "Sou apaixonada por gastronomia e quero transmitir-lhe essa paixão nas minhas receitas tradicionais, comida de conforto e sobremesas soberbas"...

Publicidade




Siga-nos...