restaurantes - Madeira

  • Colaboração: José Manuel Alves - Webmaster do Gastronomias.com
        Imprimir

RESTAURANTES

Brasserie

Brasserie

    Funchal-Hotel Tivoli
    Promenade do Lido, Gorgulho
    Tel. 291 763 325
    Fax. 291 764 192
    Encerra 2.ª e 3.ª ao almoço

    É um deleite chegar ao Funchal e encontrar um espaço que alia a qualidade gastronómica aos pormenores de uma cozinha inventiva.
    O responsável é o chefe Michel Weiss, que sugere arte no prato, porque, afinal, os olhos também comem.
    A não perder a tarte de queijo fresco com doce de mirtilhos.

Casa Madeirense

Casa Madeirense

    Funchal
    Estrada Monumental, 153
    Tel. 291 766 700
    Fax. 291 766 106
    Encerra ao domingo

    O espaço do bar representa uma típica casa de Santana, dando conta que se acaba de entrar numa verdadeira casa madeirense. Duas salas de jantar, com decoração tradicional, oferecem o que de melhor se faz na Madeira. A pêra abacate com camarão, o bife de atum, são alguns dos pratos que aqui poderá encontrar.

Dom Pepe

Dom Pepe

    Funchal
    Rua da Levada dos Barreiros
    Tel. 291 763 240
    Encerra ao domingo
    Não encerra para férias
    Lotação: 74 lugares

    A mais valia deste restaurante não está na vista, nem na decoração, mas sim nos pratos confeccionados. Oferece variedade, das entradas às sobremesas: lapas grelhadas e alheira de caça, filete de espada com açorda de ovas, chanfana de borreguinho e pargo assado no forno à minhota.

Tokus

Tokus

    Funchal
    Estrada Monumental, 169
    Tel. 291 771 019
    Encerra à 2.ª feira
    Lotação: 40 lugares

    Há 20 anos a servir, é propriedade de um madeirense de gema, que comanda na sala e na cozinha. Todo o peixe disponível é levado às mesas, devidamente embalado, para que os clientes façam a sua escolha. É dos poucos restaurantes da Madeira que trabalha com todos os tipos de peixe e marisco que o mar oferece.

Lido Mar

Lido Mar

    Rua da Levada dos Barreiros
    Tel. 291 763 240
    Encerra ao domingo
    Não encerra para férias
    Lotação: 74 lugares

    A mais valia deste restaurante não está na vista, nem na decoração, mas sim nos pratos confeccionados. Oferece variedade, das entradas às sobremesas: lapas grelhadas e alheira de caça, filete de espada com açorda de ovas, chanfana de borreguinho à moda de Coimbra e pargo assado no forno à minhota.

O Caroto

O Caroto

    Santa Cruz
    Caminho do Pinheirinho, 15 Camacha
    Tel. 291 922 189
    Encerra domingo ao jantar
    e 2.ª feira
    Lotação: 24 lugares

    Fica perto do Funchal e, para quem goste de cozinha tradicional este é o local de eleição. E, porque o espaço é reduzido, tem de se encomendar de véspera.
    Mas vale a pena, já que em toda a ilha não se come melhor.
    Boa garrafeira.

Cris's

Cris's

    Passeio Publico Maritimo
    Edificio Tecnoparque
    Funchal
    Madeira 9000-108, Portugal
    telefone: +351 291 742 143

    O Cris’s tem uma magnífica vista sobre o jardim e o mar, que pode contemplar a partir da esplanada.
    Na cozinha de autor, os conceitos de confeção e apresentação são originais, e traduzem-se numa carta variada e empratamentos sofisticados.

Armazem do Sal

Armazem do Sal

    Rua Alfandega 135,
    Funchal, Madeira 9000-059,
    Portugal
    telefone: +351 291 241 285

    Um restaurante de alta qualidade, já foi eleito como um dos melhores restaurantes da capital madeirense. Cozinha de alta qualidade num ambiente cómodo. Dispõe de variedades de peixe, marisco, carne e massa com destaque aos bifes e às sobremesas tentadoras.

Goya

Goya

    Rua Simplício dos Passos Gouveia
    Sao Martinho
    Funchal, Madeira 9000-001
    Portugal
    telefone: +351 291 628 969

    Tem uma decoração de requintado gosto. O restaurante dispõe da sua própria garrafeira, o que possibilita aos clientes escolherem os seus vinhos. Uma requintada e saborosa cozinha internacional, com um menu recheado de pratos originais.



Pub

Pub

Pub


Madeira


Situado no oceano Atlântico a cerca de 560 km da costa de Marrocos, o arquipélago da Madeira é formado pelas ilhas da Madeira, a maior, e Porto Santo, ambas habitadas, além das Desertas e das Selvagens (estas um pouco mais próximas de África), dois pequenos grupos de ilhas não povoadas. Conhecidas pelos Romanos como "Ilhas da Púrpura", Porto Santo e a Madeira foram redescobertas no século XV por navegadores ao serviço do INFANTE D. HENRIQUE.

As origens vulcânicas da Madeira permanecem bem visíveis em locais como o anfiteatro montanhoso que envolve o Funchal, vestígio de uma antiga caldeira. A ilha é extremamente acidentada, com picos que atingem os 1860 m de altitude. Felizmente para os turistas, a actividade vulcânica cessou há cerca de 6500 anos – contudo, foi essa actividade que dotou a ilha de uma paisagem fértil, formada até recentemente por um importante manto de antigas florestas subtropicais que esteve na origem do seu nome – Madeira.

Nas encostas do norte da ilha permanecem bem preservadas algumas áreas dessa antiga floresta (laurissilva), hoje classificadas como Património Mundial pela UNESCO. No entanto, as soberbas flores que deram fama à Madeira podem ser apreciadas em todo o território e durante todo o ano.

A Madeira é um encantador destino turístico durante todo o ano, e embora seja importante a produção de bananas, de cana-de-açúcar e de Vinho da Madeira, grande parte do seu crescimento económico deveu-se ao turismo. O norte permanece essencialmente rural, enquanto o sul, sobretudo no Funchal e áreas vizinhas, tem vindo a crescer proporcionando acolhimento aos turistas mais exigentes


| Voltar à página Principal dos Restaurantes |



| Açores | Algarve | Alentejo | Beiras | Lisboa e Vale do Tejo | Madeira | Porto e Norte |








Autora Felícia
Sampaio
chef

Editora culinária do Gastronomias (Roteiro Gastronómico de Portugal) desde 1997. "Sou apaixonada por gastronomia e quero transmitir-lhe essa paixão na minha comida de conforto, algumas receitas tradicionais, e sobremesas soberbas"...

Dica Bolo fofo a qualquer hora..
Verifique se você tem todos os ingredientes, acenda o forno e unte a forma. O bolo cresce melhor se assado logo após o preparo da massa.

Use os ingredientes em temperatura ambiente, nunca gelados.

Bata as claras até que fiquem firmes, mas não passe do ponto, pois a massa pode ressecar.

Se a receita pedir para alternar ingredientes secos e líquidos, comece e acabe pela farinha.

Não guarde o fermento na geladeira, porque mudanças de temperatura tendem a alterar seu sabor e textura.

Para verificar se ele está bom, coloque um pouquinho de fermento em um copo de água em temperatura ambiente. Se o pó borbulhar como um efervescente, significa que ainda pode ser usado.

Bolos de chocolate ganham um tom avermelhado se você acrescentar uma pitada de bicarbonato de sódio durante o preparo.