Home


 

 

| Açores | Algarve | Alentejo | Beiras | Lisboa e Vale do Tejo | Madeira |

 

Porto e Norte de Portugal

Portugal nasceu no norte. Foi na região Porto e Norte que os portugueses começaram enquanto povo e nação. Aqui aprendemos o valor da diferença mas também a complementaridade das culturas.

O Porto, cidade Património Mundial, é a grande porta de entrada e pode ser ponto de partida para uma viagem pela diversidade natural e cultural da região. É conhecido pelo vinho que daqui parte para todo o mundo, mas também pela Escola de Arquitetura, donde saíram os nomes de Álvaro Siza Vieira e Souto de Moura, ambos Prémios Pritzker. E ainda por um património que sabe combinar a antiguidade de igrejas e monumentos, como a Sé ou a Igreja de S. Francisco, com a contemporaneidade de edifícios marcantes como a Casa da Música, o Museu de Serralves e outros.

O rio Douro atravessa a região. Entra em Portugal apertado entre as ravinas e montanhas do interior para percorrer toda a paisagem do Património Mundial onde se cultivam os vinhos do Porto e do Douro. Ali se cruza o vinho que segue até às Caves de Gaia e os cruzeiros que visitam a região.

Nesta região de montanhas e parques naturais, o património espalha-se por castelos, como o de Guimarães, ou por santuários e igrejas que no verão são palco de romarias. Ao lado de ermidas rurais encontramos o barroco do Norte de Portugal feito de granito e talha dourada. Em cidades que souberam preservar a escala humana, como Viana do Castelo, Braga, Lamego, Chaves ou Vila Real, ou em solares e casas senhoriais, encontramos o português mais autêntico, aquele que gosta genuinamente de receber, de partilhar a sua mesa e as tradições. No Porto e Norte de Portugal vive-se de forma natural a alegria e a gratidão por tudo o que temos e somos.









Bull & Bear
Porto
Avenida da Boavista, 3431 r/c
Tel. 226 107 669
Encerra sábado e feriados ao almoço e domingo
Lotação: 45 lugares

Um espaço elegante e acolhedor, situado em plena da Avenida da Boavista. Aqui poderá desfrutar dos menus de pequeno almoço, almoço e jantar ou se preferir o menu chá das 5 durante a tarde. Poderá ainda petiscar qualquer coisa fora de horas.
A ementa varia com alguma frequência e depende apenas das alquimias do chefe, embora alguns dos pratos sejam mantidos por exigência duma clientela mais fiel. Depois há o já conhecido bacalhau 80º com migas de grelos e feijão frade, entre outros.

 


Baptista
Guimarães
Rua A, 180 - Urbanização da
Cruz da Argola - Mesão Frio
Tel. 253 432 216

Encerra ao domingo
Lotação: 90 lugares

Restaurante situado a 2 km do centro da cidade de Guimarães, com uma sala ampla e decorada com peças de artesanato, em estilo rústico. Oferece uma vasta lista de especialidades regionais.
Esta casa que há 40 anos satisfaz legiões de exigentes comilões. A não perder o polvo cozido ou assado na brasa. Especialidades: Arroz Malandro com feijão , Vitela ou Cabrito no Forno; Rojões com papas de sarrabulho; Feijoada à transmontana; Arroz de pato à antiga e Arroz de frango pica no chão.

 


Camelo
Viana do Castelo
Rua de Santa Marta, 119
Sta. Marta do Portuzelo
Tel. 258 839 090

Encerra à 2.ª
Encerra para férias 15 dias em Junho.

Lotação: 800 lugares

Tornou-se num dos grandes redutos da cozinha minhota.
Restaurante onde predomina a boa cozinha regional, tendo já sido premiado em vários concursos gastronómicos.
Depois da parrilhada de carnes de porco caseiras e da tripa de porco estufada em vinho tinto, escolha entre o arroz de sarrabulho, o cabritinho no forno ou o bacalhau à Camelo. Experimente as rabanadas...



Chaxoila
Vila Real
EN 2 - Borralha
Tel. 259 322 654

Encerra ao domingo
Encerra para férias na última semana de Maio e na primeira de Junho.
Lotação: 65 lugares

Situado na estrada que liga Vila Real a Chaves, este restaurante apresenta especialidades características da região transmontana. Fundado em 1947, em 2014 foi renovado e reabriu ao público com uma nova energia e a tradição de sempre.
Casa com mais de 60 anos de existência e que ostenta a alcunha do seu fundador. Em 1982 passou para as mãos de Dona Cândida. Nada melhor do que experimentar os bolinhos de bacalhau, as bolas de carne à transmontana ou o fumeiro da casa. Atente-se ao tratamento que o bacalhau aqui recebe feito de várias maneiras.

 


Cozinha da Terra
Paredes
Casa de Louredo - Lugar da Herdade, 8 - Louredo
Tel. 255 780 900

Encerra domingo ao jantar e 2.ª
Funciona mediante reserva antecipada.
Lotação: 61 lugares

Integrada na Casa do Louredo, o restaurante a Cozinha da Terra faz jus ao nome. Sorve do edifício rural (que data do século XVII) onde se situa a aura milenar que perdura no local.
Aqui, degustam-se verdadeiras pérolas da gastronomia regional. Das alheiras caseiras, passando por um prato de bacalhau, servido em pão de lenha, até ao queque de noz e servido com ovos moles ou pão de ló.
Produtos da terra, espaço rústico, um edifício rural. Eis os ingredientes reunidos para uma receita de sucesso.

 


Cruz Sobral
Braga
Campo das Hortas, 7
Tel. 253 616 648
Fax. 253 616 648

Encerra à 2.ª
Férias: quinze dias depois da Páscoa de Julho; dia de Natal
Lotação: 90 lugares

Junto ao centro histórico da cidade, bem no centro do Campo das Hortas, esta casa, aberta ao público desde 1926, sempre foi gerida pela família Cruz Sobral, estando agora nas mãos da sua quarta geração.
Tem já 80 anos esta casa que pertence pela quarta geração consecutiva à família Cruz Sobral. Num ambiente acolhedor e com serviço familiar, comece com o chouriço assado ou as trouxas de vitela. Do quase centenário fogão a lenha saem delícias como a vitela ou o cabrito com batata assada e grelos.



Foz Velha
Porto
Esplanada do Castelo, 141
Tel. 226 154 178/9
Fax. 226 101 737

Encerra domingo e
2.ª ao almoço
Lotação: 60 lugares

Os pratos de autor do chefe Marco Gomes, com fortes raízes nacionais, continuam a surpreender. Aqui servem-se dois menus degustação ou os pratos à «la carte». Destaque para a açorda de sapateira e os nacos de vitela grelhados com queijo da serra, entre outros "mimos"...

 


Largo do Paço
Amarante
Largo do Paço, 6
Tel. 255 410 830

Aberto todos os dias
Encerra durante a 2ª quinzena
de Janeiro.
Lotação: 60 lugares

A ementa do restaurante da Casa da Calçada foi elaborada a partir de uma selecção de produtos, onde prevalecem os de sabor nacional. Existem três menus de degustação: um composto por seis pratos, outro por oito e, ainda, o menu do chefe. «À la carte», as sugestões são variadas.

 


O Carvalho
Chaves
Alameda do Taboado, Bloco 4
Tel. 276 321 727
Fax. 276 321 727
Encerra à 2.ª
Encerra uma semana no período do Carnaval.
Lotação: 200 lugares

Da elegância da sala, ao serviço e conforto. Peixe fresco nunca falta, e por encomenda o bacalhau à Carvalho. Nas carnes experimente os medalhões de vitela, o arroz de fumeiro, a cabidela de frango ou as alheiras que não se vai arrepender. A casa já obteve vários prémios na doçaria, merecendo uma prova atenta.



O Geadas
Bragança
Rua do Loreto, 32
Tel. 273 324 413, 273 326 002
Fax. 273 331 711
Aberto todos os dias
Não encerra para férias
Lotação: 250 lugares

Há muitos anos uma verdadeira instituição gastronómica. A dificuldade começa na escolha. Desde cuscos (massa artesanal cozida a vapor) com costela de porco bísaro, repolgas (cogumelos) guisadas com chouriça, queijo terrincho e presunto de Vinhais, até ao seu rodízio de peixe...

Casa de referência com sala de festas e bar próprio. Para saborear o melhor da cozinha portuguesa num ambiente calmo e acolhedor. O bar do Geadas é também uma opção para beber um copo ao serão.

 


Portucale
Porto
Rua da Alegria, 598
Tel. 225 370 717
Fax. 225 370 206

Aberto todos os dias
Não encerra para férias
Encerra dia de Natal

Lotação: 80 lugares

Continua a ser uma referência gastronómica da Invicta, aliando qualidade e serviço à magnífica vista sobre a cidade - que se desfruta do 13º andar onde se encontra. Nas entradas o trio de peixes fumados com alcaparras. De entre a vasta ementa disponível: o lombo de boi flamejado com míscaros e o bacalhau à marinheira com camarão e lagosta.

 


Pombeiro
Rua Capitão Pombeiro, 218 - Porto
tel. 225 097 446

Encerra ao dimingo
Lotação: 80 lugares

Um local muito acolhedor, onde a cozinha tradicional portuguesa é preparada com saber e servida com simpatia.
Especialidades: Peixe: Sável em escabeche; Arroz de polvo malandrinho; Polvo à lagareira; Fanequinhas fritas com salada de feijão frade. Carne: Tripas à moda do Porto; Cozido à portuguesa; Peito de vitela assado; Costeleta de vitela barrosã na grelha com batatas a murro; Arroz de cabidela.
Restaurante premiado por alguns dos seus pratos, como é o caso das Tripas à Moda do Porto.



Quinta da Bica
Belmonte
Quinta da Bica - Gaia
Tel. 275 431 434
Fax. 275 431 434
tlm. 935 069 609

Aberto todos os dias
Lotação: 110 lugares

Será surpreendido pela cozinha à vista, onde os cozinheiros preparam com rigor e criatividade as suas iguarias.
A lista oferece mais de 20 escolhas, desde as entradas aos pratos de peixe e de carne.
Não perder o creme de abóbora com camarão e coentros, entre outros.

 


São Gião
Guimarães
Avenida Comendador Joaquim de Almeida, 56 - Moreira de Cónegos
Tel. 253 561 853
Fax. 253 561 076

Encerra domingo ao jantar e 2.ª
Lotação: 100 lugares

Serve qualidade e fartura com elegância. Desde a abertura do seu restaurante que Pedro Amaral Nunes tem feito questão de acrescentar sempre mais criatividade. A sua sopa de combate é a de nabos. Já nas entradas, destacam-se um incrível «risotto» de túbaras, a canja de gambas e algas, entre muitas especialidades.

 


Terra
Porto
Rua do Padrão, 103
Tel. 226 177 339/ 226 175 171
Aberto todos os dias
Encerra ao jantar da véspera e
no dia de Natal, assim como ao jantar da véspera e dia de Ano Novo.
Lotação: 80 lugares

Um dos locais da moda da cidade Invicta. A ementa inspira-se na gastronomia do mundo. Nas entradas o crepe Parmentier com espinafres, merece destaque. Nos peixes, deixe-se tentar pelos tornedós de tamboril. Nas carnes, destaque para o magret de pato com molho de Cabernet-Sauvignon.


| Voltar à página principal dos Restaurantes |

| Açores | Algarve | Alentejo | Beiras | Lisboa e Vale do Tejo | Madeira | Porto e Norte |


 


Canais do GASTRONOMIAS e Clube

Receitas Culinárias
Receitas de Doces
Receitas por Regiões
Receitas Afrodisíacas
Receitas da Lusofonia
Receitas Internacionais
Receitas do Coração
Receitas para Vinho do Porto
Receitas para Diabéticos
Receita da Quinzena

TOP 10
Cozinha Sec.XV
 

Chás
Chás
Cocktails
Bar & Bebidas
Vinhos Medicinais
Vinhos

Vinhos e Gastronomia
Bê-á-bá das Provas Vinhos
Enchidos
Queijos

Curso Provas de Vinhos
Curso Chocolate

 

Tarot e Gastronomia
Horóscopo Chinês
Crónicas & Cª.
Ecologia
Roda Alimentos

Ervas Aromáticas
Especiarias
Conselhos e Truques
Glossário
Jantar a Dois

Afrodisíacos
Momentos Especiais
 

Livros
Destaques
Links Essenciais
Links
Saber & Cultura
Feriados Nacionais
Provérbios
Confrarias Gastronómicas
Confrarias Báquicas
Colaborações Especiais
Anedotas
Restaurantes

 

Quem Somos | Contactos | Publicidade | Copyrigh | Estatuto Editorial |
 


1997  Todos os direitos reservados.
O Gastronomias é uma marca  criada pela Arte Digital, Lda.