Tarot e Gastronomia

de 13 a 19/6/2018

Tarot e Gastronomia

"Minha pátria é a língua portuguesa"...Fernando Pessoa (1888 – 1935)



TAROT e GASTRONOMIA

por Mary Santi
Se deseja viajar entres as regiões e paladares da Doçaria Portuguesa, pode sempre planear fazer uma das famosas receitas conventuais, por exemplo do receituário algarvio. Deverá planear com antecedência a sua receita, nomeadamente todos os ingredientes. Se quer assegurar a qualidade da sua "obra", pode encontrar AQUI diversas receitas conventuais, assim como outras.

CARNEIRO

    de 21 de Março a 20 de Abril

TOURO

    de 21 de Abril a 21 de Maio

GÉMEOS

    de 22 de Maio a 21 de Junho

CARANGUEJO

    de 22 de Junho a 22 de Julho

LEÃO

    de 23 de Julho a 23 de Agosto

VIRGEM

    de 24 Agosto a 23 de Setembro

BALANÇA

    de 24 Setembro a 23 de Outubro

ESCORPIÃO

    de 24 Outubro a 22 de Novembro

SAGITÁRIO

    de 23 Novembro a 21 Dezembro

CAPRICÓRNIO

    de 22 Dezembro a 20 de Janeiro

AQUÁRIO

    de 21 Janeiro a 19 de Fevereiro

PEIXES

    de 20 Fevereiro a 20 de Março

A Origem do Tarot

"Segundo a Tradição, quando os sacerdotes egípcios, herdeiros da Sabedoria Atlântida, eram ainda guardiões dos Mistérios Sagrados, o Grande Hierofante, prevendo uma época de decaimento espiritual da humanidade e a perseguição ao ensinamento sagrado, convocou ao templo todos os sábios sacerdotes do Egipto para que, juntos, pudessem achar um meio de preservar da destruição os ensinamentos iniciáticos, permitindo, assim, o seu uso às gerações de um futuro distante.
Muitas sugestões foram apresentadas, mas o mais sábio entre os presentes disse que, devido ao declínio moral da humanidade, o vício ia prevalecer por toda parte e sugeriu então que as Verdades Eternas fossem conservadas e perpetuadas através do vício, até à época em que, novamente poderiam ser ensinadas.
Assim foi feito e o grandioso sistema simbólico da Sabedoria Esotérica - o TAROT - foi dado à humanidade sob a forma de um baralho de 78 lâminas, que desde milhares de anos servem para satisfazer a curiosidade humana a respeito do seu futuro ou para distrair-se e passar o tempo, jogando.
Nessas 78 lâminas - 22 que são os "ARCANOS MAIORES" e 56 que são os "ARCANOS MENORES" - os sábios egípcios encerraram toda a sabedoria que tinham herdado, todos os conhecimentos que possuíam, toda a Verdade que lhes era acessível a respeito de DEUS, do UNIVERSO e do HOMEM. A estrutura fixa do sistema impediu qualquer deturpação e o Tarot, ainda hoje em dia permanece uma fonte de sabedoria para quem possui olhos para ver e ouvidos para escutar sua linguagem silenciosa".



A Astrologia Chinesa


A astrologia chinesa (em chinês: 占星術, pinyin: zhàn xīng shù; também 星學, pinyin: xīngxúe; 七政四餘, pinyin: qī zhèng sì yú; e 果老星宗, pinyin: guo lao xīng zōng) está relacionada ao calendário chinês e seu ciclo animal de doze anos, conhecido como zodíaco chinês. Este sistema de previsão do futuro e também de descrição de tendências de traços de personalidade baseia-se neste Zodíaco, nos cinco elementos, no movimento cíclico dos astros e na antiga religião chinesa.

Os antigos astrônomos chineses chamavam os cinco planetas principais pelos nomes dos elementos; eles estavam associados com: Vénus ao Metal (ouro); Júpiter à Madeira; Mercúrio à Água; Marte ao Fogo e Saturno à Terra. De acordo com a Astrologia chinesa, diz-se que a posição destes planetas, junto com as posições do Sol, Lua, eventuais cometas no céu, bem como o momento do nascimento (horário) e o signo zodiacal podem determinar os traços da personalidade e o destino de uma pessoa.

Um laborioso sistema para computar a sorte e o destino de alguém baseado em sua data e hora de nascimento (conhecido como 紫微斗數 zǐwēidǒushù) é usado ainda regularmente na Astrologia chinesa contemporânea para prever a sorte de uma pessoa. As vinte e oito constelações chinesas (宿 xìu) são bastante diferentes das oitenta e oito constelações ocidentais. Por exemplo, a Ursa Maior (Ursa Maior) é conhecida como 斗 dǒu; o cinturão de Órion é conhecida como 參 shen, ou o trio de semi-deuses "Felicidade, Fortuna, Longevidade". As sete constelações setentrionais são denominadas xúanwǔ (玄武). Xuan Wu é também conhecido como o espírito do céu setentrional ou o espírito da Água na crença Taoísta.

Em acréscimo às leituras astrológicas dos corpos celestes, as estrelas no céu formam a base de muitos contos de fadas. Por exemplo, o Triângulo de Verão é um trio composto por um boiadeiro (Altair), uma donzela tecelã encantada (Vega) e a fada "tai bai" (Deneb). Os dois amantes proibidos foram separados pelo rio prateado (a Via Láctea). A cada ano, no sétimo dia do sétimo mês do calendário chinês, os pássaros formam uma ponte sobre a Via Láctea. O boaideiro leva seus dois filhos (as duas estrelas em cada lado de Altair) através da ponte para reencontrarem sua mãe encantada. A "tai bai" fica "segurando a vela" para estes dois amantes imortais. Pesquise sobre "Qi Xi" para mais versões desta história.

Ciclos
Há um ciclo binário Yin Yang, o qual amplia o ciclo de 5 elementos para um ciclo de dez. Anos pares são Yang (+), anos ímpares são Yin (-). Visto que o ciclo zodíaco animal de 12 é divísivel por dois, cada zodíaco só pode ocorrer em Yin ou Yang: o Dragão é sempre Yang, a Serpente é sempre Yin, etc. Esta combinação cria um ciclo de 60 anos, começando com o Rato de Madeira e terminando com o Porco da Água. O ciclo atual começou no ano 1984.

Deste modo encontramos uma relação entre o signo e o elemento. Considerando o exemplo Dragão Yang (nascidos em 2000) pode-se afirmar que o seu elemento é Metal ativo. Já a Serpente (nascidos em 2001) sendo um signo de caráter Yin, é Metal passivo.


| Voltar à página Principal do TAROT |

| Carneiro | Touro | Gémeos | Caranguejo | Leão | Virgem |
| Balança | Escorpião | Sagitário | Capricórnio | Aquário | Peixes |






Autora Felícia
Sampaio
chef

Editora culinária do Gastronomias (Roteiro Gastronómico de Portugal) desde 1997. "Sou apaixonada por gastronomia e quero transmitir-lhe essa paixão na minha comida de conforto, algumas receitas tradicionais, e sobremesas soberbas"...

Dica Feijão maravilha
1. Para engrossar o caldo, retire uma concha do feijão cozido e amasse os grãos. Retorne à panela e deixe no fogo por mais alguns minutos.

2. Quer que ele cozinhe rapidamente, mantendo a cor e a textura? Então ferva os grãos por cinco minutos em água abundante, troque a água e termine o cozimento.

3. Acrescente o sal apenas no fim, para ele ficar macio.