Notícias

noticias
  • Colaboração: Felícia Sampaio - Editora Culinária do Gastronomias.com
        Imprimir

"Acredito que nas marés de incerteza,sempre tem uma onda de boas notícias"...Alessandra Piassarollo


ALIMENTOS RICOS EM VITAMINA D QUE TEM DE COMER QUANDO NÃO ESTÁ SOL


A vitamina D é um micronutriente extremamente importante na prevenção de várias doenças. Conheça os alimentos mais ricos em vitaminha D, um composto lipossolúvel, com os conselhos da nutricionista Ana Rita Lopes, do Hospital Lusíadas Lisboa.

A vitamina D é um nutriente indispensável na dieta, sobretudo para a absorção intestinal do cálcio para também para evitar uma série de doenças.
A vitamina D pode ser obtida de duas formas: a partir da dieta ou por síntese cutânea decorrente da exposição solar. Ambas são essenciais para a manutenção da saúde óssea e do bem-estar físico e mental.



Um número crescente de estudos tem mostrado que a falta de vitamina D no organismo está relacionada com o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, osteoporose, diabetes, cancro e várias patologias autoimunes. Tal tem suscitado o interesse por este micronutriente.

As necessidades diárias de vitamina D aumentam com a idade. As crianças e adultos necessitam de 200 UI de vitamina D, por dia, sendo que a partir dos 50 e 70 anos estas necessidades aumentam para 400 e 600 UI/dia, respetivamente.

Alguns alimentos e o seu aporte em vitamina D

Óleo de fígado de bacalhau (15ml) - 1350 UI
Sardinha grelhada (100g) - 920 UI
Goraz grelhado (100g) - 680 UI
Corvina cozida (100g) - 640 UI
Enguia frita (100g) - 560 UI
Solha grelhada (100g) - 440 UI
Linguado grelhado (100g) - 400 UI
Salmão grelhado (100g) - 368 UI
2 Ovos M (126g) - 86 UI
Cereais de pequeno-almoço fortificados (30g) - 38 UI
Creme vegetal com fitosteróis (10g) - 32 UI

Além de uma ingestão regular de peixes gordos (como a sardinha e o salmão) ricos em vitamina D, duas a três vezes, por semana, é fundamental que passe regularmente algum tempo no exterior, ao sol. Os raios solares asseguram a síntese da vitamina D no organismo, contudo a exposição solar deve ser moderada, de modo a evitar lesões cutâneas.

É importante ainda realçar que esta vitamina têm um grande número de utilidades e associações com várias patologias e situações clínicas, além da função que exerce na fixação do cálcio no organismo.


in SAPO

Copyright © - 1997 Roteiro Gastronómico de Portugal -International WebMasters, Ltd.



Voltar à página Principal


Publicidade...


Autora Felícia
Sampaio

Editora culinária do Gastronomias (Roteiro Gastronómico de Portugal) desde 1997. "Sou apaixonada por gastronomia e quero transmitir-lhe essa paixão nas minhas receitas tradicionais, comida de conforto e sobremesas soberbas."

Publicidade




Siga-nos...