Home


 

 




"Ascensão"-Rembrandt


Rembrandt Harmenszoon van Rijn (Leida, 15 de julho de 1606 — Amsterdam, 4 de outubro de 1669) foi um pintor e gravador holandês.

É geralmente considerado um dos maiores nomes da história da arte europeia e o mais importante da história holandesa.

É considerado, por alguns, como o maior pintor de todos os tempos. Suas contribuições à arte surgiram em um período denominado pelos historiadores de "Século de Ouro dos Países Baixos", na qual a influência política, a ciência, o comércio e a cultura holandesa atingiram seu ápice.


Clique Aqui!


Clique Aqui!


 Páscoa


Páscoa - Festa comemorativa da Ressurreição de Jesus Cristo, a Páscoa está associada a práticas alimentares em que os ovos, os folares, as amêndoas e os cordeiros ocupam o primeiro lugar.

O "Folar" tem particular relevância, havendo diferentes espécies - tão diferentes que o folar transmontano, por exemplo, só tem com o da Estremadura dois pontos em comum: o nome e a referência à Páscoa. Acrescente-se, contudo, que a tradição do folar, qualquer que ele seja, assenta num ritual de dádiva, solidariedade e convívio profundamente enraizado na sociedade portuguesa.

O folar mais corrente em Portugal é um "bolo de massa seca, doce, e ligada, feito com farinha de trigo, ovos, leite, azeite, banha ou pingue, açúcar e fermento, e condimentado com canela e erva-doce - uma espécie de fogaça - encimado, conforme o seu tamanho, por um ou vários ovos cozidos inteiros e em certos lugares tingidos, meio incrustados e visíveis sob as tiras de massa que os recobrem".
 


A Páscoa (do hebraico Pessach, significando passagem através do grego Πάσχα) é um evento religioso cristão, normalmente considerado pelas igrejas ligadas a esta corrente religiosa como a maior e a mais importante festa da Cristandade. Na Páscoa os cristãos celebram a Ressurreição de Jesus Cristo depois da sua morte por crucificação (ver Sexta-Feira Santa) que teria ocorrido nesta época do ano em 30 ou 33 da Era Comum. O termo pode referir-se também ao período do ano canónico que dura cerca de dois meses, desde o domingo de Páscoa até ao Pentecostes.

Os eventos da Páscoa teriam ocorrido durante o Pessach, data em que os judeus comemoram a libertação e fuga de seu povo escravizado no Egipto.

A palavra Páscoa advém, exactamente do nome em hebraico da festa judaica à qual a Páscoa cristã está intimamente ligada, não só pelo sentido simbólico de “passagem”, comum às celebrações pagãs (passagem do Inverno para a primavera) e judaicas (da escravatura no Egipto para a liberdade na Terra prometida), mas também pela posição da Páscoa no calendário, segundo os cálculos que se indicam a seguir.

A última ceia partilhada por Jesus Cristo e seus pelos discípulos é narrada nos Evangelhos e é considerada, geralmente, um “sêder do pesach” – a refeição ritual que acompanha a festividade judaica, se nos ativermos à cronologia proposta pelos Evangelhos sinópticos. O Evangelho de João propõe uma cronologia distinta, ao situar a morte de Cristo por altura da hecatombe dos cordeiros do Pesach. Assim, a última ceia teria ocorrido um pouco antes desta mesma festividade.

Os termos "Easter" (Ishtar) e "Ostern" (em inglês e alemão, respectivamente) parecem não ter qualquer relação etimológica com o Pesach (Páscoa). As hipóteses mais aceitas relacionam os termos com Eostremonat, nome de um antigo mês germânico, ou de Eostre, uma deusa germânica relacionada com a primavera que era homenageada todos os anos, no mês de Eostremonat, de acordo com o Venerável Beda, historiador inglês do século VII.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

 

 
 
 













| Voltar à Página Principal |
 

 

Canais do GASTRONOMIAS e Clube

Receitas Culinárias
Receitas de Doces
Receitas por Regiões
Receitas Afrodisíacas
Receitas da Lusofonia
Receitas Internacionais
Receitas do Coração
Receitas para Vinho do Porto
Receitas para Diabéticos
Receita da Quinzena

TOP 10
Cozinha Sec.XV
 

Chás
Chás
Cocktails
Bar & Bebidas
Vinhos Medicinais
Vinhos

Vinhos e Gastronomia
Bê-á-bá das Provas Vinhos
Enchidos
Queijos

Curso Provas de Vinhos
Curso Chocolate

 

Tarot e Gastronomia
Horóscopo Chinês
Crónicas & Cª.
Ecologia
Roda Alimentos

Ervas Aromáticas
Especiarias
Conselhos e Truques
Glossário
Jantar a Dois

Afrodisíacos
Momentos Especiais
 

Livros
Destaques
Links Essenciais
Links
Saber & Cultura
Feriados Nacionais
Provérbios
Confrarias Gastronómicas
Confrarias Báquicas
Colaborações Especiais
Anedotas
Restaurantes

 

Quem Somos | Contactos | Publicidade | Copyrigh | Estatuto Editorial |
 


1997  Todos os direitos reservados.
O Gastronomias
® é uma marca  criada pela Arte Digital, Lda.