Zé Penicheiro

A pintura de Zé Penicheiro* afirma-se como um fascinante exercício de rigor, equilíbrio, contenção e expressividade. Nunca o geometrismo das suas composições está inquinado por uma visão esquematizadora ou redutora, friamente académica ou superficialmente decorativista. Muito pelo contrário: aí culmina uma busca exigente e constante de captação do essencial, aí se exprime um olhar agudo, depurado e depurador. Ao serviço desta opção estética, refinando-a e acentuando-a, uma paleta de grande sobriedade, de onde o artista extrai matizes e efeitos surpreendentes.
Fernando Fausto Almeida

* Nasceu na aldeia de Candosa, em Tábua, e passou a sua juventude na Figueira da Foz.
Iniciou a sua carreira artística como caricaturista e ilustrador. Colaborou em diversas publicações com os seus cartoons de humor.

Criador de uma expressão plástica original, que denomina de “caricatura em volume”, inicia o seu ciclo de exposições nesta modalidade a partir de 1948.Rumo ao norte do país desenvolveu a sua actividade no domínio da publicidade criativa e da decoração.

Como decorador, assinalou a sua presença na projeção e conceção de stands e pavilhões, feiras e exposições nacionais de internacionais.

É autor de diversos painéis e murais dispersos pelo país; um deles encontra-se na Universidade de Aveiro, em frente ao edifício da Reitoria.

No período de 1958 a 1968, efectuou viagens de estudo a museus e galerias de Madrid, Paris, Zurique e Munique. Em 1958, foi convidado a colaborar em programas culturais televisivos na RTP e em 1982 colaborou no programa “Desenhando com música”.

Foi fundador do círculo de artes plásticas Aveiro Arte.

No final da década de 70 regressou à região centro e passou a dedicar-se exclusivamente à pintura.

Tem larga representação em coleções particulares espalhadas pelo mundo e em museus nacionais.

Faleceu a 15 de Março de 2014

| Voltar à Página  dos Cafés |

 


Sugestões: Roda dos Alimentos  |  Glossário  |  Conselhos e TruquesJantar a Dois

Roteiro Gastronómico de Portugal - Gastronomias.com

Fundado : Março, 1997 - Localização : Calçada da Tapada 163B - 1300-542 Lisboa - Portugal
- tel.+351 960 064 967 - email:webmaster@gastronomias.com

O Gastronomias.com é um vortal vertical, política e economicamente independente.
Não são publicadas neste site, sob a forma de texto, imagem, publicidade, informações de carácter racista, pornográfico, segregador ou de qualquer tipo com o intuito explícito de ofensa.

Destaque da Semana



  •