Home

                                                                                                                    Notícias       

 


 







ALIMENTOS QUE FORTALECEM O SISTEMA IMUNITÁRIO


Os alimentos que aumentam a imunidade são, principalmente, frutas, como o morango e a laranja, legumes, como o tomate, sementes e peixe porque são ricos em nutrientes que ajudam na formação das células do sistema imune.

Couve - De certeza que sabe da importância da vitamina C para o sistema imunitário, mas se calhar não sabia que pode obter a vitamina C noutros alimentos para além dos cítricos. Vegetais de folhas verdes, como espinafres e couve, pimentão, couve de bruxelas, morangos e mamão são também excelentes fontes desta vitamina.

Alho - O selénio parece ter um efeito poderoso no sistema imune. Podemos encontrar selénio no alho, nos brócolos, sardinha, atum, entre outros alimentos.

Ervilhas - O ácido fólico pode encontrar-se em feijões e ervilhas, bem como em vegetais de folhas verdes. O ácido fólico (folato) e a vitamina B12 (cobalamina) atuam independentemente na formação dos glóbulos vermelhos normais e na produção de um componente essencial do ADN, a timidina. A carência de uma destas vitaminas provoca anemias graves.

Amêndoa - A vitamina E pode ser encontrada nos ácidos gordos essenciais do peixe oleaginoso, nas sementes e respetivos óleos. A sua principal função é proteger todas as células do corpo humano de lesões provocadas pela oxidação e manter uma pele macia e saudável. Sementes de girassol, amendoim e e avelãs também são excelentes fontes desta vitamina.

Brócolos - Também está presente na carne das aves como frango e peru e em frutos do mar. O sistema imunitário precisa de ferro já que é também graças ao ferro que se dá a produção de glóbulos brancos e de glóbulos vermelhos necessários para transportar o oxigénio e os nutrientes através da corrente sanguínea.

Cenouras - A vitamina A pode encontrar-se sob duas formas: animal (retinol) e vegetal (beta-caroteno). As duas são importantes, embora a forma animal seja absorvida mais facilmente. As melhores fontes animais são a gema de ovo, os lacticínios e o peixe oleaginoso, como as sardinhas. Quanto às fontes vegetais, encontramos beta-caroteno nas cenouras, na batata doce, nos pimentos cor de laranja, no tomate, nos pêssegos, nas papaias e em todos os vegetais de folha verde. O corpo transforma esses carotenóides em vitamina A, que têm um efeito antioxidante e fortalecedor do sistema imunitário.

Ostras - São muito ricas em zinco, que atua na reparação dos tecidos e na cicatrização das feridas. O zinco encontra-se em todas as carnes, na gema dos ovos, nas sardinhas e no atum, no peixe oleaginoso, no marisco, na aveia, centeio, trigo mourisco e arroz integral, bem como nas nozes, amêndoas e sementes de girassol.

Vitamina D - Muitas pessoas têm dificuldades de absorção da vitamina D. Deficiências desta vitamina têm sido relacionadas em vários estudos com doenças auto-imunes. Perante uma deficiência de vitamina D o sistema imunitário pode perder a sua capacidade de detetar as células que pertencem e as que não pertencem ao seu organismo e pode desencadear um processo de agressão contra células e tecidos da própria pessoa.

Banana - A banana é rica em vitamina B6, responsável por 200 reações bioquímicas do corpo humano. É fundamental para o funcionamento do sistema imune. Outros alimentos ricos em vitamina B6 são o peito de frango, peixes de água fria, batata assada e grão de bico.

Frutos congelados - Os frutos e legumes congelados também são bons. Os fabricantes congelam as frutas no pico da maturação, o que significa que embalam os alimentos com todo o seu valor nutricional. Deve escolher os alimentos congelados simples no lugar daqueles que têm adição de açúcar ou sódio.

in Sapo

 

| Voltar à Página Principal|
 


 




Copyright © 1997 Arte Digital, Lda.  -  Todos os direitos reservados.
O Gastronomias é uma marca
®  -  Morada e contacto