Home

                                                                                                                    Notícias       

 


 







Como Cozer a Vapor


Esta técnica realça o sabor natural dos alimentos, mantém as suas propriedades nutricionais e é fácil de executar. Saiba mais sobre a cozedura a vapor.


Cozer os alimentos a vapor é uma técnica indicada sempre que quiser preservar suas as vitaminas e minerais, sem acrescentar gordura e preservando o seu aroma. É aconselhado para legumes, peixes e pratos da cozinha oriental. Basta ter uma fonte de calor e uma rede ou cesto.

Como se faz?
Deite 3 a 5 cm de água no fundo de uma panela e leve ao lume. Coloque sobre ela os alimentos numa grelha, cesto ou rede, sem permitir que a água toque nos alimentos. Cubra com uma tampa e deixe cozer.

Quanto tempo demora?
Depende dos alimentos. Legumes mais pequenos e tenros, como espargos, couve-flor ou brócolos, cozem em 10 minutos. Já alimentos mais fibrosos, como couves-de-Bruxelas, cenouras, feijão-verde ou curgete, levam 12 minutos. A beringela, mais densa, demoram uns 15 minutos e a batata e peixes como o salmão ou a pescada, cerca de 20 minutos.

Há dicas?
Não coloque demasiados alimentos na rede ou cesto, para que o vapor possa circular. Pode acrescentar um pouco de ervas aromáticas, vinho ou outros temperos, conforme o gosto e a receita.

in Sapo


 

| Voltar à Página Principal|
 


 




Copyright © 1997 Arte Digital, Lda.  -  Todos os direitos reservados.
O Gastronomias é uma marca
®  -  Morada e contacto