BEM VINDO AO ALGARVE                              English Version

A região é extensa e simpática, com clima mediterrânico, marcada pelos odores da maresia e das flores silvestres.
Um passeio a pé pelo emaranhado de ruas, vielas e escadinhas do interior algarvio é a melhor forma de conhecer esta zona da região. Perca-se ainda na vastidão da orla litoral, tendo como fundo as mais belas praias da Europa, onde se avistam os recortes dos rochedos e as sombras caprichosas que deixam no areal.

O património construído é outro ponto de paragem obrigatória. A arquitectura das casas caiadas, com platibandas coloridas e chaminés de beleza inigualável, os campanários das igrejas e os museus, que revelam excertos dos antepassados do povo algarvio, contribuem para a singularidade deste destino.

Recomenda se também a pratica de desporto ao ar livre, seja nos campos de golfe verdejantes, nas infra estruturas que a região oferece para a actividade física, na costa ou nos montes algarvios, que depois dos rigores do Inverno, e ainda antes dos primeiros sinais primaveris, vestem-se de um branco róseo, devido às amendoeiras em flor que salpicam o horizonte.

Este é o retrato de um Algarve que espera por si, todo o ano.

 

Gastronomia do Algarve
Sabores da Serra e do Mar


Conhecer a cozinha regional algarvia é obrigatório para quem visita a região. Simultaneamente rica de sabores e simples de confecção, a gastronomia do Algarve, à semelhança de tudo o resto, tem as suas raízes em tempos e quotidianos longínquos e absorveu influências diversas. Por ser terra de pescadores virada para o Atlântico, os peixes e mariscos desempenham papel protagonista nesta cozinha. Nestes casos, as melhores receitas provêm dos pescadores que, ao longo de  séculos aperfeiçoaram a melhor forma de conservar os sabores naturais – grelhando-os lentamente no carvão.

Mas não só. Há várias receitas em que os frutos do mar são deliciosamente confeccionados com a ajuda das ervas aromáticas, especiarias e outros sabores. A mais famosa é a de Amêijoas na Cataplana, recipiente de cobre de origem islâmica, especialmente eficaz na conservação dos aromas. Mas não é só do mar que vêm as influências.

Toda a região interior dotou a gastronomia algarvia de maravilhosas receitas baseadas em produtos hortícolas, plantas silvestres e carne proveniente dos pastos serrenhos.

Internacionalmente famosa, a doçaria é de comer e chorar por mais! Não há quem resista ao sabor e aspecto das guloseimas divinalmente confeccionadas com amêndoas, figos, laranjas e alfarrobas cultivadas no Algarve, a que são adicionados açúcar e ovos.

Pertença deste magnífico património, são também a famosa aguardente de Medronho, os licores de frutos e os vinhos da região. Trata-se de um legado riquíssimo, cada vez mais possível de ser apreciado em restaurantes ou típicas tasquinhas por toda a região.

Saiba mais... compre o nosso Passaporte / Guia.

Links:    Visit Algarve
             Strawberry World