Receitas tradicionais de Portugal...Clique!

                                                                                                         Notícias

 






 

Os Direitos e os Deveres na Internet

As melhores defesas contra os riscos online são a consciência, abertura e educação: falar com os seus filhos sobre as suas vidas online, compartilhar as suas experiências e aprender com eles, ajuda-os a usar a tecnologia de forma positiva e responsável, transmitindo-lhes limites, orientação e apoio.

Como pais e encarregados de educação, o nosso desejo natural é manter as nossas crianças seguras. Em todos os aspetos do seu desenvolvimento - desde aprender a atravessar a rua, andar de bicicleta ou nadar - os pais devem ensinar, orientar e apoiar os seus filhos: pelo que no mundo online não é diferente.

Este é um dos objetivos do Dia da Internet Segura, uma iniciativa da Comissão Europeia e do INSAFE (rede de organizações que coordenam projetos de sensibilização para a segurança na Internet), dirigida a alunos, professores, encarregados de educação e pais, que este ano ocorre no próximo dia 5 de fevereiro subordinado ao tema “Os Direitos e os Deveres na Internet" e o slogan "Liga-te, mas com respeitinho…".

Neste dia, o Millennium bcp associa-se à Microsoft e à EPIS (Empresários pela Inclusão Social) para promover ações de sensibilização junto da comunidade educativa, em especial crianças e jovens, para uma utilização mais segura e responsável da Internet e do computador. Os mais de 140 voluntários desta ação, entre os quais alguns colaboradores do Banco, deslocar-se-ão a mais de 65 escolas de todo o País para falarem sobre estes temas a cerca de 10.000 jovens.

Mas a segurança na utilização da Internet é um tema que pode e deve ser acompanhado pelos pais e professores ao longo de todo o ano. As mensagens chave a transmitir sobre o tema deste ano são:

1. Protege as tuas informações pessoais – sempre que publicamos informações pessoais online, permitimos que outros invadam a nossa privacidade. Confirme que o perfil do seu filho não contém qualquer tipo de informação que possa, direta ou indiretamente, identificá-lo. As fotografias podem, igualmente, revelar muita informação pessoal, pelo que não devem conter elementos que possam servir de identificação, tais como nomes de ruas, matrículas de carros, nome da escola, etc.

2. Protege o teu computador – Quando verificar que o computador está muito lento, que o browser sofre alterações na página inicial, é automaticamente direcionado para páginas estranhas ou abre várias janelas sem serem selecionadas, este pode estar infetado. A fim de proteger tanto o computador como os dados pessoais, é necessário manter o anti-vírus sempre ativo e atualizá-lo regularmente, a firewall e as atualizações automáticas sempre ligadas.


3. Respeita os outros - Cyberbullying ou bullying online é definido como o uso da tecnologia, para deliberadamente ferir, chatear, assediar ou constranger outra pessoa e que devido à sua natureza é muitas vezes anónimo. Este difere de outras formas de assédio moral, face ao tamanho da audiência, e as mensagens ou imagens perturbadoras espalham-se em grande velocidade. Encoraje o seu filho a partilhar consigo se algo o deixar desconfortável ou ameaçado. Se isso acontecer, não perca a calma, é fundamental que ele perceba que está ao lado dele, tem o seu apoio e não o vai criticar por falar consigo.

4. Comunica e navega com segurança - A internet permite estar em contacto online com a família e amigos bem como oferece a oportunidade de conhecer novas pessoas. E-mail, chat, mensagens instantâneas e sites de redes sociais permitem comunicar com quem quisermos e é onde geralmente disponibilizamos detalhes da nossa vida pessoal. As crianças poderão colocar-se em situações de perigo ao encontrarem-se com pessoas que apenas conheceram no mundo digital. Aconselhe-as a comunicar apenas com os amigos que conhece na vida real e não com pessoas que desconhece. Tente criar em sua casa uma cultura onde a criança se sinta confiante em partilhar/discutir as suas experiências online - boas e más -, sem medo de que o acesso à internet seja simplesmente retirado.

5. Socializa em segurança - As redes sociais levam os utilizadores a pensar que se encontram entre amigos quando, na realidade, milhões de pessoas têm acesso à informação disponibilizada. Alguns sites de jogos ou com downloads gratuitos podem ser um embuste para obter informações pessoais ou passwords. Antes do seu filho começar a utilizar ou registar-se num determinado site, seja você mesmo utilizador desse site. Leia a política de privacidade e a prática de conduta e confirme se o mesmo tem processos que analisem os conteúdos lá colocados. Depois, acompanhe-o periodicamente.
.


| Voltar à Página Principal|

 



 




Google

 
Web www.gastronomias.com
www.portugal.gastronomias.com

Copyright © 1997 Arte Digital, Lda.  -  Todos os direitos reservados.
O Gastronomias é uma marca  -  Morada e contacto