Home

| | | | | |


 
Câmara Municipal de Salvaterra de Magos

Edição de 2005 apresenta novidades


 

MÊS DA ENGUIA EM SALVATERRA DE MAGOS

Começa na próxima Terça-feira e tem objectivos bem definidos.

Mês da Enguia espera receber mais de 50 mil

Terá início no primeiro dia de Março e a organização da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos espera ultrapassar os 50 mil visitantes do ano passado. O Mês da Enguia está melhor que nunca e, em 2005 há novidades que prometem ser um aliciante para todos os que visitam o Concelho de Salvaterra de Magos.

Nas acolhedoras instalações da Casa Cadaval, teve lugar ao início da tarde de Terça-feira, a apresentação à comunicação social, do Mês da Enguia. Com as presenças da Senhora Presidente da Câmara Municipal, do Dr. Carlos Abreu – Presidente da Região de Turismo do Ribatejo, e de José Castro Pereira – Administrador da Casa Cadaval, patrocinadores e representantes dos 16 restaurantes que em 2005 aderem à iniciativa, todos tiveram a oportunidade de constatar a ambição de ultrapassar o número de 50 mil visitantes, nas palavras de Ana Cristina Ribeiro.

“O Mês da Enguia foi inicialmente um festival de âmbito local, extravasando depois os limites do Concelho, ganhando uma dimensão Nacional. No último ano estimamos que tenham visitado o Concelho, por ocasião do Mês da Enguia, mais de 50 mil pessoas. Este ano o objectivo é superar esse número, e por isso programamos uma série de iniciativas, que vão ao encontro do desejo de quem nos visita. Além da programação cultural e desportiva, a Câmara Municipal organiza passeios em embarcação típica pelo Rio Tejo, e preparou vários espectáculos de animação de rua”.

Para além de toda a programação do Mês da Enguia, há obviamente a destacar, a participação de 16 restaurantes do Concelho, representando as freguesias de Muge, Marinhais, Salvaterra de Magos e Foros de Salvaterra, onde os visitantes deste certame gastronómico podem encontrar a enguia confeccionada nas mais variadas formas. De Ensopado, Fritas, em Caldeirada ou até em Espetadas, a Enguia promete continuar ser a Rainha do Paladar no Concelho de Salvaterra de Magos, entre 1 e 31 de Março.


SECRETARIADO APOIA O VISITANTE

Todo o visitante do Mês da Enguia, terá ao seu dispor um ponto de informações e apoio, que se situa na Vila de Salvaterra de Magos, mais concretamente junto à Vala Real, no Centro de Interpretação e Educação Ambiental. Neste espaço, o visitante será ainda convidado a visitar alguns dos espaços de grande interesse, como é o caso do Património Histórico de Salvaterra de Magos onde se destaca a belíssima Igreja Matriz e o Núcleo Antigo da Vila e suas Ruas Pombalinas. Na Freguesia de Muge o visitante poderá surpreender-se com a milenar Ponte Romana de Muge, ou a imponente Igreja Matriz.

Em Marinhais surge o desafio de conhecer a centenária Estação dos Caminhos-de-Ferro, ou a pequena Capela de São Miguel Arcanjo, bem no coração da Vila.

O visitante do Mês da Enguia, será ainda convidado a descobrir a riqueza do Património Etnográfico e Cultural de um Concelho que agrega na perfeição a simbiose do Rio, do Toiro e da Lezíria.

Quer na Aldeia Piscatória de Escaroupim, onde pode visitar a Casa Típica Avieira* e a zona de cais onde se encontram as embarcações dos pescadores, quer em Glória do Ribatejo onde pode admirar a Casa Tradicional e o Museu Etnográfico, ou em Foros de Salvaterra onde a Barragem de Magos faz a delicia dos amantes da natureza.

Por Salvaterra de Magos surpreenda-se com a zona do Cais da Vala Real, requalificada e ideal para um ligeiro passeio, ou visite os Núcleos Museológicos no Celeiro da Vala – Espaço Cultural: Orizicultura*, Oficina do Aferidor* e Cozinha Tradicional de Salvaterra de Magos*.
Outra das novidades

Visite ainda o Museu do Rio, no recém inaugurado Centro de Interpretação e Educação Ambiental do Cais da Vala Salvaterra de Magos. Um magnífico espaço que congrega a História de Um Rio na História de Um Povo.

* - Sujeito a marcação prévia


SECRETARIADO DO MÊS DA ENGUIA

Centro de Interpretação e Educação Ambiental do Cais da Vala
Vala Real

Telef – 263 509 010 / Fax – 263 500 029

Horário: 2.ª a 6.ª das 9h às 12.30h e das 14h às 17.30h

Fins-de-Semana – 14.30h às 17.30h.


 

| Voltar à Página Principal

 

Copyright © 2001 Arte Digital, Lda. Todos os direitos reservados.

Roteiro Gastronómico de Portugal