Home

| | | | | |



CHEFE SILVA – O SR. TELE CULINÁRIA


 

As Edições Plural lançam biografia do mais celebrado Chefe português a 22 de Junho. O autor é o jornalista Amílcar Malhó.


A Federação das Confrarias Gastronómicas Portuguesas e a Câmara Municipal de Amares (CMA) prestam homenagem ao Chefe Silva a 22 de Junho, no evento de lançamento da sua biografia, com uma colorida mostra de pratos e produtos.

"Chefe Silva - O Sr. Tele Culinária", da autoria do jornalista Amilcar Malhó, é o primeiro livro com a chancela das Edições Plural. O lançamento acontece no município a que pertence Caldelas, a aldeia natal do Chefe António Silva.

Nas cerca de 200 páginas do seu livro, Amílcar Malhó transcorre os intensos 74 anos de vida do fundador da revista TeleCulinária.

A obra inclui depoimentos e cerca de 40 receitas de Maria de Lourdes Modesto, Manuel Luís Goucha, Filipa Vacondeus, Hélio Loureiro, Vítor Sobral, Júlio Isidro, Sónia Araújo, José Carlos Malato, Margarida Mercês de Melo, Carlos Ribeiro e diversas Confrarias Gastronómicas. Inclui ainda imagens a cores de todas as receitas e fotografias relacionadas com a vida do Chefe Silva, numa primeira edição de 5.000 exemplares.



O Autor

Amílcar Malhó nasceu em Palmela em 1955 e começou por exercer jornalismo na imprensa regional de Setúbal, integrando um "movimento" que fez nascer rádios locais, um pouco por todo o país.

Colaborou com Semanário Económico na área do associativismo empresarial e em revistas de diversas associações empresariais. Foi ainda coordenador de conteúdos e apresentador da rubrica de gastronomia do programa "Iniciativa" da RTP2 e também autor e apresentador do programa semanal "Sabores", do mesmo canal.

Colabora com revistas na área da alimentação e culinária e tem participado em colóquios e debates sobre estas temáticas.

É ainda confrade efectivo e honorário de várias Confrarias Gastronómicas.



A Editora

As Edições Plural são integralmente detidas pelo Grupo IFE, cotado na bolsa de Paris e presente em 5 países europeus (Bélgica, Luxemburgo, Suíça, Espanha e Portugal).

Com resultados de 725 mil euros antes de impostos no ano passado, as Edições Plural prevêem atingir os 900 mil euros em 2008. A editora da Teleculinária espera facturar 3 milhões este ano, o que representa um acrescimento de 25%, relativamente à facturação de 2007.

As previsões assentam no crescimento sustentado da editora e no dinamismo dos seus produtos, com destaque para a recuperação da revista portuguesa com mais anos de circulação – o título Teleculinária, que está nas bancas há já 32 anos.

Desde que foi adquirida pelas Edições Plural em 2005, a Teleculinária duplicou as suas vendas, registando uma circulação paga na ordem dos 21 mil exemplares nos primeiros meses de 2008 (dados da APCT).

Nos últimos 2 anos e meio, a editora transformou também a Teleculinária, na revista líder do segmento das revistas de culinária no que se refere a audiências. De acordo com o último Bareme Imprensa da Marktest (2,3%, com um crescimento de 35,29% entre 2006 e 2007).

O sucesso das Edições Plural decorre do novo grafismo da revista, das suas novas rubricas e também dos novos títulos da editora. Juntam-se agora à Teleculinária os título Teleculinária Gold, Teleculinária Especial Robot de Cozinha, Ementa da Semana, Saúde à Mesa, BebéCulinária e ainda 1 suplemento de cozinha.

Paralelamente, as Edições Plural relançaram ainda o programa de televisão da Teleculinária, primeiro na SIC Mulher e depois com o seu formato actual, integrado do programa "Fátima" da SIC generalista.

A editora expandiu também, recentemente, a sua actividade à formação, com a abertura da Escola de Cozinha da Teleculinária. Não se tratando de um projecto de margens, esta Escola é já um sucesso, enquanto projecto de formação culinária para todos.

 

 

| Voltar à Página Principal

 

Copyright © 2001 Arte Digital, Lda. Todos os direitos reservados.

Roteiro Gastronómico de Portugal