"“O gastrónomo tem os seus deuses. O templo é mesa, e a sacristia a cozinha.”...Carlos Drummond de Andrade



Cardápio de VERÃO

de 15/7 a 30/9



Pub

Pub

Pub

Verão

Verão, a estação em que que mostramos a "saúde", ou excesso dela.
É tempo de praia, muito sol, e alguns abusos.
Evite expor-se ao sol sem a devida protecção, principalmente entre as 10 e as 16 horas. O horário mais saudável é antes das 10 e após as 16 horas.
Beba bastante água.
O calor sugere alimentos leves e sem gorduras.
E o que comer?
Mantenha uma alimentação equilibrada à base de muitas saladas, legumes, peixes, mariscos e algumas carnes.
Sugerimos as receitas nesta página de Verão para aproveitar bem a estação mais alegre do ano.


Verão em Portugal

Portugal é sinónimo de sol e natureza em harmonia. Na ampla orla costeira ou no bucólico interior, o sol nunca falha a sua promessa de luz e calor.

Com grande variedade de aldeamentos turísticos e resorts de luxo, o Algarve é o destino de excelência para férias de praia, mesmo no inverno. Na costa vicentina, menos concorrida, pequenas enseadas ou praias selvagens podem fazer de si um autêntico descobridor.

Mas a costa portuguesa são 850 km de areias brancas e finas, que reflectem a luz do sol.
E ainda tem as ilhas...

Portugal é o país certo para actividades de ar livre, também nos recantos do interior. Com o sol por anfitrião, caminhadas descontraídas, passeios em balão de ar quente - qual pássaro voador - podem ser um bálsamo nas planícies soalheiras do Alentejo. Onde pode também observar as cegonhas que se empoleiram no alto duma torre. Já se imaginou a fazer um cruzeiro no Douro com o sol a dourar o majestoso cenário? Não imagine, venha!
Relaxe ao sol e sinta-se reconfortado.


Copyright © - 1997 Roteiro Gastronómico de Portugal -International WebMasters, Ltd.


Voltar à página Principal






Autora Felícia
Sampaio
chef

Editora culinária do Gastronomias (Roteiro Gastronómico de Portugal) desde 1997. "Sou apaixonada por gastronomia e quero transmitir-lhe essa paixão na minha comida de conforto, algumas receitas tradicionais, e sobremesas soberbas"...

Dica Bolo fofo a qualquer hora..
Verifique se você tem todos os ingredientes, acenda o forno e unte a forma. O bolo cresce melhor se assado logo após o preparo da massa.

Use os ingredientes em temperatura ambiente, nunca gelados.

Bata as claras até que fiquem firmes, mas não passe do ponto, pois a massa pode ressecar.

Se a receita pedir para alternar ingredientes secos e líquidos, comece e acabe pela farinha.

Não guarde o fermento na geladeira, porque mudanças de temperatura tendem a alterar seu sabor e textura.

Para verificar se ele está bom, coloque um pouquinho de fermento em um copo de água em temperatura ambiente. Se o pó borbulhar como um efervescente, significa que ainda pode ser usado.

Bolos de chocolate ganham um tom avermelhado se você acrescentar uma pitada de bicarbonato de sódio durante o preparo.



Dica Garrafa de Vinho...
Você abriu uma garrafa de vinho, mas ela não foi totalmente consumida. O que fazer? Como guardar?
Aqui vai algumas dicas:
Se o vinho for branco, guarde a garrafa aberta na adega. Nem todos têm uma adega, então coloque na frigorífico, mas não deixe a porta aberta por longos períodos de tempo. Saiba que o vinho branco depois de aberto resiste no máximo quatro dias, mas se você tiver uma bomba de vácuo para vinhos e fechar a garrafa com tampas especiais de borracha, poderá resistir mais dias.
Já o vinho tinto fica fora do frigorífico. Contanto que você recoloque bem a rolha e guarde a garrafa num local escuro, não há problema em guardá-lo por alguns dias. Em relação ao vinho de sobremesa, do Porto e Jerez, eles resistem por mais tempo, demoram uns 5 dias para oxidarem. O tempo exato depende da qualidade do vinho. Conselho: se sobrou apenas um pouco de vinho, tente transferi-lo para uma garrafa menor. O importante é que se reduza no máximo o contato com o ar, mantenha sempre longe do excesso de luz e calor..