CEIAS COM HISTÓRIA

Ementa Real

05 de Agosto

D. Dinis

 

Ceias com História

Fazer a reconstituição de uma refeição segundo os preceitos dos nossos antepassados é sempre um arriscado exercício de interpretação. E quanto mais recuados os tempos mais problemático se torna o seu cumprimento. Primeiro porque mais escassas e complexas se tornam as fontes de informação, depois porque mais alterações entretanto sofreram todas as matérias-primas culinárias de uso corrente. Para mais há ainda a considerar toda a evolução dos gostos e dos hábitos gastronómicos sofridos pelas sociedades em geral e por cada um dos grupos sociais em particular.

A refeição que ireis degustar será pois, essencialmente, uma reflexão actuante e viva sobre o que poderia ter sido um momento histórico ao tempo de D. João III. Se o quereis tornar ainda mais real, pois comei com a mão – elegantemente usando apenas três dedos da mão direita – e partilhai
talhadores e copos. É que, na nossa interpretação, e para vossa maior comodidade, ajuizámos por bem fazer algumas cedências aos nossos hábitos mais recentes, como o uso do talher e do prato individual, costumes que só seriam vulgarizados no nosso país a partir de bem entrado o século XVIII.

Aquilo em que procurámos não ceder foi nos temperos e modos de confecção então em uso. Isso sim, encurtámos o que seria uma ementa habitual desses tempos, que poderia chegar aos 50 ou 60 pratos, mas mantivemos o estilo de serviço, apresentando todas as iguarias na mesa para escolha imediata do comensal. Também mantivemos a sua sequência, com a substituição cadenciada das “cobertas” ou “mesas”, entre as quais, para preencher o tempo de espera, se representavam os “entremeses”.

Muito obrigado por participarem. Bom apetite!
 


O Tromba Rija, com a colaboração do historiador e Chef J. Marques da Cruz, tentou recriar tradições, cheiros e sabores da nossa história, num enquadramento que permita “reviver” as vivências das pessoas, através dos trajos, música e animação, entre outras actividades especialmente organizadas para o efeito.

A ementa foi preparada especialmente para esta ocasião, com o objectivo de conduzi-lo ao universo gastronómico da época.

Próximas “Ceias com História” Tromba Rija, no Castelo de Leiria:

02 Setembro – sexta – D. Manuel I

08 Outubro – sábado – República

 

INF/ RESERVAS: 244 852 277/ 244 855 072

contacto@trombarija.com

Estacionamento: junto ao estádio    -     GPS: 39º44’51.00”N   8º48’31.00”W

Org.: CMLeiria | Tromba Rija | Viv’Arte

 

| Voltar à página principal |