Home

                                                                                                                    Notícias       

 


 







Avilez é o novo cozinheiro do ano


Para a revista "Wine", Avillez é de novo o cozinheiro do ano


Os melhores do ano em gastronomia ou vinhos segundo a 'Wine'.
Pela segunda vez, a revista Wine escolheu José Avillez como chef de cozinha do ano, distinção que vem na sequência de uma temporada particularmente gratificante em termos de reconhecimento. O seu restaurante gastronómico, o Belcanto, foi distinguido com a segunda estrela Michelin, o que aconteceu pela primeira vez em relação a um cozinheiro português na versão moderna do guia, e também o guia Repsol repetiu a classificação máxima de três sóis.

No que respeita ao sector da gastronomia, o prémio de restaurante gastronómico do ano foi para o Pedro Lemos, na zona da Foz, no Porto, também este ano reconhecido com a primeira estrela do famoso guia da marca de pneumáticos. O título de restaurante com melhor serviço de vinhos coube ao Vinum, nas Caves Graham’s, em Gaia, enquanto Carlos Ferreira, proprietário do Café Ferreira, em Montreal, no Canadá, foi distinguido com o título de personalidade do ano na gastronomia.

Numa cerimónia que se realiza já há alguns anos, a revista especializada nas áreas dos vinhos e gastronomia assinalou também aqueles que considerou os mais destacados ao longo do ano passado no sector vitivinícola.

O JMF Moscatel Superior 1911 foi considerado o melhor vinho do ano, num contexto em que a região da Bairrada se destacou com os títulos para o produtor do ano (Mário Sérgio Nuno, da Quinta das Bágeiras) e para o produtor revelação do ano (Luís Patrão, que produz os vinhos Vadio).

A escolha como personalidade do ano no sector do vinho recaiu sobre a presidente da CVR do Alentejo, Dora Simões, enquanto Luís Duarte foi escolhido como enólogo do ano e António Lopes, do Conrad Hotel, no Algarve, levou a distinção para o sommelier do ano.

Depois da Wine, o campeonato dos prémios prossegue já na próxima semana, com a gala da outra publicação de referência dedicada aos vinhos e outros prazeres. A 13 de Fevereiro, no Centro de Congressos e Exposições da Alfândega do Porto, a Revista de Vinhos, que está a celebrar 25 anos, vai realizar a 18.ª edição dos seus prémios e distinguir Os Melhores do Ano 2014, entre “os melhores vinhos nacionais” e as “empresas, entidades e profissionais que, no último ano, conquistaram merecida notoriedade no universo vitivinícola e gastronómico em Portugal”.

in Publico


 

| Voltar à Página Principal|
 


 




Copyright © 1997 Arte Digital, Lda.  -  Todos os direitos reservados.
O Gastronomias é uma marca
®  -  Morada e contacto