Notícias       

 







Gastronomia:
Comeres de Portugal e Espanha

Gastronomia: Comeres de Portugal e Espanha juntos num mesmo festival

A 1 de Março arranca um festival gastronómico ibérico em mais de 50 restaurantes dos territórios situados nas margens do Tejo. Um evento português e espanhol que une a gastronomia e os produtos associados ao rio, aos produtores de vinho, azeite, enchidos e fumeiro.
A actividade surge no âmbito do “Tajo/Tejo Vivo” e pretende a valorização e promoção, não só da gastronomia associada ao rio, como também a típica das regiões junto ao Tejo e os seus produtos, incentivando o consumo dos mesmos. E por outro lado, estimular o trabalho em rede a nível Ibérico dos restaurantes, produtores e das Associações de Desenvolvimento Local parceiras neste projecto de cooperação.

Este Festival Gastronómico Tajo/Tejo, que se prolonga todo o mês de março, abrange municípios desde Castela (Espanha) ao Ribatejo (Portugal). Nesta primeira edição, o evento vai decorrer em 57 restaurantes localizados em Talavera, Sierra de San Vicente y la Jara, Castilla la Mancha (Espanha), Raia Centro Sul, Pinhal Interior, Sôr e Ribatejo (Portugal).

Pimientos de piquillo rellenos de boletos com crema de morcilla, ensalada de hiros, revuelto de morcilla conpiñones, solomillo, presa ibérica são alguns dos pratos castelhanos.

Já no território nacional, a restauração terá maranhos, bucho, cabrito assado, ensopado de borrego, sopa de peixe do rio, pratos de sável, fataça, achigã, enguias, lúcio, lampreia e pratos de caça. A que também se juntam açordas, migas e cozinha fervida.

Neste festival desafiam-se também os produtores de vinho, azeite e enchidos que durante o mês da acção poderão realizar provas dos seus produtos, visitas guiadas a instalações, vinhas e olivais.

O “Tajo/Tejo Vivo” é um projecto de cooperação ibérica.
.


| Voltar à Página Principal|

 



 




Google

 
Web www.gastronomias.com
www.portugal.gastronomias.com

Copyright © 1997 Arte Digital, Lda.  -  Todos os direitos reservados.
O Gastronomias é uma marca  -  Morada e contacto