Notícias

noticias
  • Colaboração: Felícia Sampaio - Editora Culinária do Gastronomias.com
        Imprimir

"Acredito que nas marés de incerteza,sempre tem uma onda de boas notícias"...Alessandra Piassarollo


ALGUNS TIPOS DE QUEIJO PODEM AUMENTAR A IMUNIDADE E DAR-LHE ANOS DE VIDA


Um estudo divulgado na revista Nature revela que uma bactéria encontrada na fermentação de queijos suíços, como o emmental ou emmentaler, pode diminuir os processos inflamatórios no organismo e aumentar a imunidade, retardando o envelhecimento.


Dois investigadores sul-coreanos descobriram que a propionibacterium freudenreichii, presente em vários laticínios mas em maior concentração nos queijos suíços, como o emmental, tem propriedades anti-inflamatórias, que reforçam o sistema imunitário, diminuindo as respostas ao stress e aumentando a esperança de vida.

Esta bactéria transforma o lactato (sais derivados do ácido lático) em acetato, propionato e dióxido de carbono. Estes últimos são os responsáveis por este reforço do sistema imunitário, embora sejam também eles a conferir aos queijos o seu sabor e cheiro característico.

O estudo, feito em minhocas (Caenorhabditis elegans), mostrou que estas vivem mais tempo e com mais saúde quando estiveram em contacto com a bactéria.

Sistema imunitário reativado
Os sul-coreanos descobriram ainda que as bactérias do queijo suíço ativaram o sistema imunitário e tornaram os vermes capazes de combater os organismos patogénicos mais rapidamente.

Os cientistas frisam que os mecanismos com os quais a bactéria do queijo suíço interage não são diferentes entre humanos e Caenorhabditis elegans.

"Portanto, é possível que os mecanismos identificados neste estudo possam ser aplicados a outras espécies, incluindo aos seres humanos", concluíram os cientistas.

O estudo foi publicado na revista Nature.


in SAPO

Copyright © - 1997 Roteiro Gastronómico de Portugal -International WebMasters, Ltd.



Voltar à página Principal


Publicidade...


Autora Felícia
Sampaio

Editora culinária do Gastronomias (Roteiro Gastronómico de Portugal) desde 1997. "Sou apaixonada por gastronomia e quero transmitir-lhe essa paixão nas minhas receitas tradicionais, comida de conforto e sobremesas soberbas."

Publicidade




Siga-nos...