Notícias

noticias
  • Colaboração: Felícia Sampaio - Editora Culinária do Gastronomias.com
        Imprimir

"Acredito que nas marés de incerteza,sempre tem uma onda de boas notícias"...Alessandra Piassarollo


COMO PREPARAR GELADOS CASEIROS (DELICIOSAMENTE) IRRESISTÍVEIS


As coisas feitas por nós são as que têm mais sabor. Saiba como confecionar uma sobremesa fresca e deliciosa com os ingredientes mais frescos e saudáveis com os conselhos de Mafalda Pinto Leite.

Os gelados são feitos de natas frescas, ovos, essências naturais e, por vezes, leite. Muito pouco ar é incorporado o que os torna densos, ricos e cremosos. Os sorvetes tecnicamente são gelos. São compostos por açúcar, limão e fruta fresca. Simples e refrescante. Para quem se aventura a fazer gelados em casa, penso que eventualmente quererá adquirir uma máquina. Há uma grande diferença entre utilizá-la ou fazer com utensílios comuns.

A máquina proporciona uma textura mais cremosa e pode obter o seu gelado em minutos. Na preparação, deve utilizar sempre os melhores ingredientes. Aqui não podemos enganar com produtos light. É essencial usar natas frescas boas. Ovos biológicos, se possível. Essências naturais, sempre que possível (vagem de baunilha em vez de essência sintética). Leite, se desejar. E qualquer outro ingrediente que queira.



Pode e deve também usar fruta fresca! Um dos principais motivos por optar fazer o gelado em casa é poder utilizar os melhores e mais frescos produtos disponíveis. E opte sempre por produtos sazonais, que é o que eu, por hábito, faço. Em termos de conservação, um conselho que deixo é que o gelado deve ser consumido o mais rapidamente possível. Os cristais de gelo formam-se à superfície quando em contacto com o ar.

Se o guardar, coloque uma camada de papel aderente ou vegetal directamente na superfície do gelado, isto não só vai retardar a formação destes cristais mas também evitar que o mesmo absorva os cheiros do congelador. Se o gelado ficar muito duro, pode amolecê-lo no frigorífico, lentamente. O objetivo é obter uma consistência que seja fácil de servir e saborear.


in SAPO

Copyright © - 1997 Roteiro Gastronómico de Portugal -International WebMasters, Ltd.


Voltar à página Principal


Publicidade...

Autora Felícia
Sampaio

Editora culinária do Gastronomias (Roteiro Gastronómico de Portugal) desde 1997. "Sou apaixonada por gastronomia e quero transmitir-lhe essa paixão nas minhas receitas tradicionais, comida de conforto e sobremesas soberbas."

Publicidade





Siga-nos...