Home

                                                                                                                    Notícias       

 


 







O QUE FAZER PARA NÃO ENGORDAR EM PERÍODOS DE STRESSE


Em fases de maior nervosismo, há alimentos que deve riscar da sua lista. Teresa Branco, fisiologista na gestão do peso, diz-lhe quais


É possível ganhar quatro quilos numa semana de stresse. Parte desse peso deve-se a retenção de líquidos. O restante advém da acumulação de gordura devido a más escolhas alimentares. Em momentos de maior nervosismo, temos tendência para ingerir (por vezes de forma compulsiva) alimentos ricos em hidratos de carbono (bolos, bolachas, chocolates), os quais são pior tolerados nesta fase, levando ao aumento de peso.

Nessas alturas, é frequente saltarmos refeições, passarmos muitas horas sem comer, acabando por ingerir maiores quantidades nas refeições seguintes. Para contrariar o problema, ao antecipar uma fase de maior stresse, abasteça a dispensa com produtos saudáveis e faça comida para congelar. Desta forma, não terá tentações desnecessárias com alimentos menos saudáveis.

Nesses períodos, beba também muita água (o stresse desidrata) e aposte no consumo de vegetais que, além de fibras, vitaminas e minerais, contêm um aminoácido, o triptofano, que promove a produção de serotonina. Esta tem um efeito tranquilizante e diminui nesta fase. Laticínios, carne de aves e frutos secos são também fontes de triptofano. Evite também bebidas excitantes como café, chá e bebidas alcoólicas, que em excesso causam stresse.

No que se refere à alimentação, são também de evitar alimentos fritos, pois, a par da ansiedade e do stresse, promovem maior produção de radicais livres. Corte também com os doces, pois promovem alterações no metabolismo dos açúcares que a predispõem para engordar. A ideia de comer um chocolate para ganhar forças pode parecer-lhe aliciante mas os seus efeitos podem ser perversos.

O que fazer após uma fase de stresse

Na fase em que as coisas estão mais calmas, adote novas rotinas saudáveis. Inclua o exercício físico na sua vida, abasteça a sua dispensa com alimentos saudáveis e procure dormir bem, pois, caso contrário, terá mais fome e maior predisposição para ingerir alimentos calóricos.

Quando a dieta é a causa do stresse

Quando a dieta exige um grande sacrifício, significa que não é a adequada para si. Ao perder peso deverá estar feliz e tranquila. É fundamental adotar uma abordagem alimentar que consiga fazer para o resto da vida, caso contrário, irá engordar novamente.

Texto: Teresa Branco (fisiologista na gestão do peso e diretora do Instituto Profª. Teresa Branco)

in Sapo


 

| Voltar à Página Principal|
 


 




Copyright © 1997 Arte Digital, Lda.  -  Todos os direitos reservados.
O Gastronomias é uma marca
®  -  Morada e contacto