Home

 

 




 


Restaurante Gilão
Mercado da Ribeira Loja 2,
8800-218 Tavira
reservas: 281 322 050

 



 

Tavira é região de peixe, marisco e gastronomia serrana. A qualidade e variedade é tão grande que um peixe grelhado ou umas amêijoas podem ser um autêntico manjar dos deuses. E depois tem receitas próprias como cataplanas, caldeiradas, ou os petiscos e acepipes que são refrigério para um dia bem passado.
Mas também tem serra, com receitas próprias, soberbas, como o cozido de grão ou o galo guisado, não esquecendo a deleitosa açorda de galinha ou a apetitosa caça.

Tavira, dispõe de uma cozinha rica, inteligente, onde o próprio clima impôs a descoberta de algumas formas bem peculiares de utilizar os alimentos mais correntes. Terra de tradições e história, Tavira sabe acolher com uma boa mesa o seu visitante. Para mim, é a cidade algarvia onde melhor se come, considero-a mesmo a capital da gastronomia do Algarve.

Tudo isto vem a propósito de um almoço marcado pela Confraria dos Gastrónomos do Algarve num restaurante, de seu nome “Gilão”.
Gilão é o nome do rio que atravessa Tavira. Num dos lados está o antigo Mercado da Ribeira de Tavira. Edifício datado do século XIX, que funcionou até 1999 como mercado de abastecimento. Atualmente, é um local amplo com lojas e restaurantes e onde decorrem várias exposições.
É aí que está localizado o Gilão restaurante. Tínhamos estado neste restaurante em Janeiro de 2015.

Um dos restaurantes mais emblemáticos de Tavira, junto ao rio que lhe deu o nome, propriedade do conhecido João Botelho, com a gerência da filha Ângela Botelho.
Ao comando da cozinha está a Chefe Cecília Paixão que propõe uma gastronomia especial, singular e criativa.
Restaurante com excelente esplanada e com uma das vistas mais bonitas de Tavira.

O “Gilão” permite viajar pelos paladares algarvios, com uma “roupagem” diferente, ousada e desenvolta.
Fomos encaminhados para a mesa marcada para os Confrades, onde a conselho da Ângela Botelho, foi elaborado o cardápio do almoço confrádico.
Assim, abrimos com uma “Tempura de polvo e mel picante”. O mel picante faz realçar a textura do polvo. Excelente! Bom começo!
Seguimos para umas “chamuças de cavala”. A chamuça, especialidade chegada a Portugal através da culinária indo-portuguesa de Goa, Damão e Diu, outrora pertencentes ao Estado Português da Índia, ganha outro encanto com o recheio da cavala. Bela ousadia da Chefe Cecília. A chamuça, perfeita, com boa textura, fritura correcta. Os sabores do caril, intensos e picantes, com o apimentado do gengibre, deram-lhe uma certa frescura com odor a limão. Chefinha…NOTA 10!
Seguiu-se um Chévre crocante em torrada com compota de tomate, no ponto, para mim com o senão que deveria ter vindo antes da chamuça.
Terminámos com “lombinhos de porco com uvas e batata-doce” bem servido em qualidade e quantidade (a mais). Sabor intenso, boa conjugação de sabores. Batata-doce de Aljezur, única com Indicação Geográfica Protegida pela União Europeia.

Surpreendentes criações da chefe Cecília Paixão, onde em quase todas enaltece o Algarve. Felicitações pela paixão que tem aos produtos algarvios e pelo amor e excelente uso que faz deles. Excelente "mão". Queremos experimentar mais!

Acompanhámos com vinho “Cabrita”,
também membro da Confraria.

Almoço agradável, na companhia dos membros da Confraria. É sempre bom estar com eles. Continuamos juntos!

Com cerca de um ano, nesta nova versão do Gilão (antes era snack-bar), temos aqui um caso de sucesso, a satisfazer velhos e novos admiradores. A simpatia, e a qualidade que Ângela Botelho, também membro da Confraria dos Gastrónomos do Algarve, transmite no seu restaurante, demonstra categoria profissional e humana, obrigando a que as visitas ao seu espaço se repitam. É gratificante parar, entrar e abancar.
Com a personalidade e qualidade demonstradas, seguramente, vamos ver o restaurante Gilão a somar e seguir...

Vamos voltar...

José Manuel Alves
03 de Julho de 2016
 


| Voltar à Página Principal|

 

 


 

Canais do GASTRONOMIAS e Clube

Receitas Culinárias
Receitas de Doces
Receitas por Regiões
Receitas Afrodisíacas
Receitas da Lusofonia
Receitas Internacionais
Receitas do Coração
Receitas para Vinho do Porto
Receitas para Diabéticos
Receita da Quinzena

TOP 10
Cozinha Sec.XV
 

Chás
Chás
Cocktails
Bar & Bebidas
Vinhos Medicinais
Vinhos

Vinhos e Gastronomia
Bê-á-bá das Provas Vinhos
Enchidos
Queijos

Curso Provas de Vinhos
Curso Chocolate

 

Tarot e Gastronomia
Horóscopo Chinês
Crónicas & Cª.
Ecologia
Roda Alimentos

Ervas Aromáticas
Especiarias
Conselhos e Truques
Glossário
Jantar a Dois

Afrodisíacos
Momentos Especiais
 

Livros
Destaques
Links Essenciais
Links
Saber & Cultura
Feriados Nacionais
Provérbios
Confrarias Gastronómicas
Confrarias Báquicas
Colaborações Especiais
Anedotas
Restaurantes

 

Quem Somos | Contactos | Publicidade | Copyrigh | Estatuto Editorial |
 


1997  Todos os direitos reservados.
O Gastronomias é uma marca  criada pela Arte Digital, Lda.